conteúdo da página
Sem categoria

Pescar na Argentina

Nos últimos episódios que foram ao ar de nossa passagem pela Argentina, abordamos a pescaria e informamos que para se ter o direito de pescar é necessário buscar autorização.

A Autorização você consegue em casas de pesca, camping, e nos Kioscos que estão habilitados  pela província.

Você pode comprar a autorização por dia, semana, quinzena mensal ou para a temporada toda.

Bem, fazendo uma pesquisa rápida para ajudar aos amantes de pesca esportiva, seguem algumas das regras em questão que regem a pescaria na Argentina

As regras são para o ano vigente 2020 e podem sofrer alterações. Acredito que os locais indicados conseguem informar as regras de cada temporada sem dificuldade.
Vale lembrar também que no sul do país a pescaria é considerada uma atração e que se os peixes são ou muito grandes ou muito pequenos devem ser liberados

Regras para a pesca na Argentina

Regulamento Geral de Pesca Esportiva
Patagônia Continental

AUTORIDADES DE APLICAÇÃO

1º. Autoridades de aplicação: São as Províncias de Neuquén, Río Negro, Chubut, Santa Cruz e a Administração de Parques Nacionais. Na verificação de infrações ou contravenções, as atas serão lavradas e as sanções (multas, confisco, etc.) em vigor em cada jurisdição serão aplicadas.

PERMISSÕES DE PESCA

2nd. Autorização de pesca: A autorização de pesca é pessoal e intransferível. O pescador é obrigado a portar a licença de pesca e exibi-la sempre que exigido pela autoridade fiscal e provar sua identidade por meio de um documento adequado. O formulário da licença de pesca deve ter o carimbo correspondente. Nos casos em que qualquer uma das jurisdições emita licenças de pesca eletronicamente ou em papel com códigos de verificação “QR”, sua exibição será solicitada juntamente com o documento de identidade apropriado e não será necessário conter um carimbo.

3rd. Categorias e valores das licenças:

A. Permissões ordinárias
1. Para pescadores argentinos ou estrangeiros residentes no país.
a) Autorização diária de residência no país (RP-D): US $ 190
(b) Autorização semanal de residência do país (RP-S): US $ 380
(c) Autorização de residência sazonal no país (RP-T): US $ 760
(d) Autorização de residência para menores de 13 a 17 anos, inclusive, temporada (RPM-T): US $ 190
(e) Licença para residentes no país acima de 65 anos, aposentados, pensionistas, menores de 12 anos e pessoas com diferentes capacidades com credenciamento oficial de tais (RP-JPM): gratuitamente.

2. Para pescadores estrangeiros não residentes no país.
a) Autorização diária de país não residente (E-D): US $ 1.140
(b) Autorização semanal por país não residente (E-S): US $ 3.040
(c) Licença de não residente sazonal no país (E-T): $ 4.560

B. Permissões adicionais de pesca à linha
Para todos os pescadores:
(a) Autorização diária de pesca ou pesca à linha (AT-D) *: US $ 380
(b) Autorização de pesca ou pesca à linha semanal (AT-S) *: US $ 760
(c) Licença sazonal de pesca à linha ou pesca à linha (AT-T) *: US $ 1.520
* Você também deve ter uma permissão comum.

4th. Ambientes de validade das licenças: As licenças emitidas pelas Províncias de Neuquén, Río Negro, Chubut, Santa Cruz e Parques Nacionais que correspondem às categorias e valores indicados no ponto anterior são válidas para a pesca em todos os ambientes correspondentes aos seus jurisdições. As autorizações de outras categorias e valores (adicionais, sociais, de cortesia, protocolo ou qualquer outra denominação) são válidas apenas para a pesca na jurisdição que as emite. Consulte os anexos da parte dois.

5th. Datas de validade da permissão: as permissões são válidas para as datas indicadas nas mesmas. As permissões de categoria de temporada são válidas a partir da data de emissão até 31/10/20.

6o. Dia de pesca: a pesca é permitida apenas durante o dia. Consulte regulamentos adicionais nos anexos da parte dois.

ÉPOCA DE PESCA DO ESPORTE

7º. Temporada de pesca: começa em 01/11/19 e termina em 01/05/20, inclusive (ver exceções nos anexos da parte dois).
ESPÉCIES

8º. Espécies exóticas de valor esportivo que podem ser pescadas nas jurisdições que compõem o presente regulamento:
01. Salmões (Atlântico, Salmo salar e Pacífico, Oncorhynchus spp.).
02. Trutas (pardas, Salmo trutta, riacho, Salvelinus fontinalis, lago, S. namaycush e arco-íris, Oncorhynchus mykiss).
03. Carpa (Cyprinus carpio).
04. Buenos Aires prateado (Odontesthes bonariensis).

9º. Espécies nativas de valor esportivo que podem ser pescadas nas províncias que compõem o presente regulamento
Nos ambientes de pesca provinciais, eles também têm valor esportivo:
05. Poleiro (truta de Percichthys).
06. Silverside da Patagônia (Odontesthes hatcheri).

As seguintes espécies indígenas são retornos obrigatórios em TODAS as áreas da Patagônia: amêndoas açucaradas (Aplochiton zebra e A. teniatus), peixe-gato (Hatcheria macraei e Diplomystes spp.), Lampreias (Geotria spp.) E puyenes (Galaxias maculatus e G. platei).

10o. Espécies nativas em Parques Nacionais:
Nos Parques Nacionais, todos os espécimes de espécies nativas (poleiro, prateiro, peixe-gato, amêndoas açucaradas etc.) são retornos obrigatórios.

11º. Salmão do Atlântico: Em todos os ambientes, é obrigatório retornar.

12º. Carpa: em todos os ambientes, sua captura extrativa é ilimitada.

MODALIDADES DE PESCA, EQUIPAMENTOS E ATRAÇÕES

13º. Iscas autorizadas: A pesca deve ser praticada com uma isca artificial com um único gancho (simples, duplo ou triplo). Quando você quiser usar uma isca com mais de um anzol, remova o restante ou torne-o inútil de modo que não possa entrar no peixe. Em ambientes de retorno obrigatório, apenas o uso de um único gancho, sem rebarbas ou rebarbas achatadas, é permitido. É proibido o uso de iscas contendo baterias ou baterias.

14º. Modalidades e artes de pesca autorizadas
Fiação, isca e jarra: Uso de uma isca artificial de qualquer tipo, na qual o peso do lançamento é determinado pela isca ou outro dispositivo (buldo, bóia etc.) e não pela linha.
Voar ou voar elenco. Uso de uma isca chamada mosca, acoplada a uma linha especial para cauda de mosca ou rato, lançada por uma vara, com uma ou duas mãos, apropriada para essa modalidade; o peso do lançamento é dado pela linha e não pela atração.
Arraste ou corrico. Uso de uma isca artificial arrastada de um barco, qualquer que seja a sua direção.

15º Outros modos e artes de pesca: Em alguns locais, outras artes e modos de pesca podem ser usados ​​(consulte os anexos da parte dois).

16º. Número de equipes: cada pescador não pode usar simultaneamente mais de uma equipe de pesca.

LIMITES DE ESTOQUE E TAMANHO

17º. Retorno obrigatório: em rios e córregos, incluindo suas nascentes e / ou bocas em lagoas e / ou lagos e até 200 metros em ambas as costas destes, todos os peixes capturados devem ser liberados (ver exceções nos anexos da parte dois) ) Em ambientes de retorno obrigatório, um único anzol deve ser usado sem rebarbas ou com a rebarba esmagada e o peixe deve ser devolvido vivo, seguindo o procedimento indicado nas informações adicionais deste regulamento.

18º. Limite diário por pescador: nas lagoas e lagos, um peixe por dia por pescador pode ser abatido entre 01/01/19 e 31/03/20 (ver exceções nos anexos da parte dois).

19th. Limite de coleta por pescador: é o número máximo de peixes que um pescador pode ter em sua posse e é igual ao limite diário (ver exceções nos anexos da parte dois). Em ambientes de retorno obrigatório, a posse de amostras capturadas é proibida.

20th. Como medir um peixe – esculturas: O comprimento total de um peixe é a distância entre as extremidades do focinho e a cauda.

REUNIÕES DE PESCA
21 °. Concursos de pesca: Os organizadores devem solicitar permissão da autoridade de execução e cumprir suas disposições particulares. Devido à multiplicidade de impactos e perturbações no meio ambiente, suas espécies e outras atividades recreativas, é proibido realizar concursos de pesca motorizada em ambientes naturais (ver exceções nos anexos da parte dois).

OUTRAS RESTRIÇÕES IMPORTANTES
22º. Proibições: As seguintes atividades são proibidas na Patagônia:
1. Pescar em barcos em lagos ou lagoas dentro de um círculo imaginário de 200 metros de raio com um centro na fonte ou na foz de um rio ou córrego (ver exceções nos anexos da parte dois).
2. Pescar com barcos à deriva arrastando âncoras ou mortos no fundo (agarrando).
3. Caça subaquática.
4. Use explosivos, substâncias tóxicas ou qualquer elemento que possa causar danos à vida aquática.
5. Pesque redes, armadilhas, espinelas, arpões, grampos, anzóis ou armas de qualquer espécie e use o priming.
6. Impedir a passagem do peixe por meio de prateleiras, divisórias, diques, tajamares, etc.
7. Comercializar o produto da pesca esportiva de qualquer forma.
8. Não gire a boca; pare em um ambiente de pesca quando outro pescador avança.
9. Causar contaminação ou deterioração dos ambientes e arredores (por exemplo, lavar veículos nas costas, jogar lixo, cortar plantas aquáticas para entrar nos locais de pesca).
10. Abandono em ambientes de pesca: loops, iscas, embrulhos e restos de peixe, fora dos locais autorizados.
11. Acenda um fogo fora dos locais autorizados.
12. Pescar em rios e córregos a montante e a jusante de todas as obras que impeçam a passagem livre de peixes, dentro da distância determinada pela autoridade competente.
13. Extraia o peixe em locais artificiais de confinamento, como canais, pulmões, aterros e entradas.
14. Mantenha peixes capturados em cativeiro.
15. Transportar organismos aquáticos vivos de qualquer espécie e estágio de desenvolvimento sem autorização da autoridade competente.
16. Em ambientes onde a pesca não é permitida, é proibido o transporte de artes de pesca armadas e em condições de uso. Em ambientes utilizados exclusivamente para uma modalidade, é proibido o transporte de equipamento de pesca armado e em condições de uso que não correspondam à modalidade permitida.
17. É proibido entrar com motores a carburador a dois tempos em ambientes onde seu uso para navegação é restrito, mesmo quando não são usados ​​e são auxiliares.
18. O uso de elementos de ancoragem para barcos contendo chumbo, linhas com chumbo e chumbadas para a pesca.

19. O uso sem fixação segura de acumuladores ou baterias para motores de barcos.

23º. Restrições para cabeceiras ou bocas: as restrições estabelecidas para cada rio e córrego se estendem aos lagos e lagoas dentro do círculo imaginário de 200 metros de raio, a partir da cabeceira ou boca.

RECOMENDAÇÕES ESPECIAIS

24 °. Recomenda-se não percorrer ou entrar em setores de cascalho (cascalho fino) em rios e córregos até 01/01/20, para evitar danos nos leitos de desova. Consulte os anexos da parte dois.

25 °. Recomenda-se o uso de motores a quatro ou dois tempos com certificação de emissões ultrabaixa (EPA 2006, União Europeia, Carb 3 ou mais estrelas). Existem ambientes com restrições para o uso de motores a dois tempos carburados, consulte os anexos da parte dois.

26 °. Para melhorar a qualidade da pesca esportiva, recomenda-se que, nos ambientes em que seja permitido, os pescadores que desejam fazê-lo sacrifiquem apenas uma amostra pequena, liberando as maiores amostras.

OBRIGAÇÕES ESPECIAIS

27 °. É obrigatório que os pescadores que entram no país usem equipamentos novos ou desinfetados.

28 °. É obrigatório para os pescadores, guias de pesca e outros prestadores de serviços relacionados à pesca esportiva, desinfetar equipamentos, barcos e veículos, nas oportunidades e condições exigidas pela autoridade de execução.

NAVEGAÇÃO E FLUTUAÇÃO

29º. A navegação e flutuação nos cursos de água serão reguladas pela legislação existente em cada jurisdição.

Faça o download do Regulamento Continental de Pesca Esportiva da Patagônia clicando aqui.

Home Image
O Chilioporter eatoni é um inseto aquático da ordem efêmerópteros. As ninfas são caracterizadas por serem carnívoras e altamente móveis, usando os filamentos terminais e suas brânquias abdominais como barbatanas. Uma característica distintiva é que eles têm brânquias muito coloridas (amarelo, rosa ou violeta). Eles são muito sensíveis à poluição e diminuem o oxigênio na água. Os sub-adultos – sub-imagens – têm asas amarelas profundas que se tornam transparentes em adultos voadores. Devido ao seu tamanho, mobilidade e coloração, eles são altamente consumidos por peixes.
Autor: Dr. Eduardo Domínguez.

 

Desejamos a você amante da pescaria. Boa pesca.

 

2 thoughts on “Pescar na Argentina

  • JOSUÉ FERREIRA RIBEIRO

    As informações são importantes, entretanto gostaria de saber se os valores citados para as licenças são em $USD ou Peso Argentino.

    Resposta
    • Tortuga World

      Até onde consegui apurar estes valores estão em Dolares.
      O ideal seria verificar isso nos locais indicados na matéria

      Resposta

Deixe uma resposta